No último dia de trabalhos da VI Assembleia da Província Marista Brasil Centro-Norte se encerraram com as indicações das prioridades para o próximo triênio, que serão aprofundadas, nos próximos dias, pelo Capítulo Provincial. Utilizando da última etapa da metodologia da Assembleia, o “agir”, e a partir do trabalho realizado nos dias anteriores, em que puderam rever e avaliar a caminha, os participantes elegeram quatro prioridades para fortalecer a vitalidade da Província no triênio que se iniciará.

As quatro prioridades elencadas se relacionam com o modelo de gestão, a educação evangelizadora, a vida consagrada e a solidariedade. Também foram relacionados indicadores para cada uma das prioridades, que se validadas pelo Capítulo Provincial, se possa acompanhar os projetos e ações que se desenvolverão. Para o Ir. Adalberto Batista Amaral, vice-provincial da PMBCN, as prioridades são, também, fruto da temática da Assembleia, que convocou os participantes a ser luz e fraternidade. “Nossas discussões foram pautadas pelo tema desse encontro e, de certa maneira, são todas transversais a elas próprias e à missão. Vejo que caminham para consolidar o trabalho desenvolvido na Província, especialmente no campo da governança. Ao mesmo tempo, permitirá ao próximo Conselho a possibilidade de aprofundamento e de revisão”, explicou o Ir. Adalberto.

Os três dias de trabalho foram permeados pelo questionamento do que é necessário deixar para trás para que o novo aconteça, inspirado no XXII Capítulo Geral do Instituto Marista. “O XXII Capítulo esteve presente desde o tema escolhido até nas simbologias que nos inspiraram nestes dias. Ao mesmo tempo, toda a Província esteve em sintonia conosco, pois todas as atividades do ano foram concretizadas e inspiradas, em maior ou menor intensidade, pelos chamados do Instituto. Pela experiência que já tive, para o próximo triênio penso esforços a serem empreendidos devem considerar a sintonia, a autocrítica e a coragem de querer e de fazer o melhor para as crianças e jovens”, finalizou o vice-provincial.

Ainda hoje os noviços Clébio Pereira Carneiro e Danilson Carlos Maia Silva professarão os primeiros votos no Instituto Marista e amanhã, 10/12, os participantes realizarão uma peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo.