Os 15 anos da Província Marista Brasil Centro-Norte, ocorrido ontem (8/12), foram celebrados pelos Irmãos e leigos participantes da VI Assembleia Provincial, que se realiza em Mendes (RJ). Na solenidade da Imaculada Conceição de Maria, a celebração também oportunizou festejar a vida consagrada dos Irmãos Jubilares de 2019. O dia se concluiu com uma confraternização que rememorou a trajetória da Província, as bodas e, também, a beatificação do Ir. Henri Vergés e 18 mártires companheiros, também ocorrida ontem em Argel (Argélia).

Segundo o Ir. Ataide José de Lima, provincial da PMBCN, muitos foram os motivos para celebrar, da festa de nossa Boa Mãe à vida de nossos Irmãos. “Maria, nossa Boa Mãe, nos conduziu por essa história. Vivemos a consolidação de nossa fraternidade e somos convocados a ser luz e a caminhar entre os marginalizados. A vida de nossos jubilares e o martírio do Ir. Henri são testemunhos do exemplo de entrega e de perseverança para a Missão Marista e para o projeto de Deus”, afirmou o provincial.

Na Eucaristia que celebrou as efemérides do dia, o celebrante, Pe. Fabiano Roberto, recordou aos participantes que o presente pelos 15 anos da PMBCN é o avental, o jarro e a bacia. “A Província celebra um novo começo, com mais maturidade e com mais condições de perceber o que foi forte no dia de hoje: nosso desafio é abraçar o avental, o jarro e a bacia. A meu ver, não existe serviço sem comunhão, pois o Lava-pés se deu em torno da mesa. Ontem, nesta Assembleia, nosso dia clamou por L’Hermitage, hoje, por comunhão, por La Valla”, convocou o padre na homilia.

Os Irmãos jubilares foram homenageados com testemunhos de outros Irmãos presentes, que destacaram a trajetória e a história deles como homens consagrados maristas. Os Irmãos jubilares que não estão participando da Assembleia também foram lembrados na celebração.

Irmãos Jubilares

Ir. Arménio Marques Martins – 75 anos de vida religiosa

Ir. Jair de Sousa Ferreira – 75 anos de vida religiosa

Ir. Roque Plínio Loss – 65 anos de vida religiosa

Ir. Claudino Falchetto – 65 anos de vida religiosa

Ir. Eduardo Orlando Aguiar d’Amorim – 60 anos de vida religiosa

Ir. Francisco das Chagas Costa Ribeiro – 65 anos de vida religiosa

Ir. Pedro Jadir de Araújo Melo – 25 anos de vida religiosa

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar