Projeto de Redação

A Redação é fundamental para a aprovação em processos seletivos como vestibulares, PAS e ENEM e para qualquer um que deseja se tornar um profissional completo. Por essa razão, no Marista Águas Claras, temos um trabalho específico voltado a essa área. Nosso Projeto de Redação é direcionado a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, de acordo com as especificidades e necessidades de cada segmento. No Ensino Fundamental, nosso objetivo é conscientizar o estudante acerca da relevância da escrita, respeitando os critérios e as orientações preestabelecidas. Já no Ensino Médio, o foco está nos principais certames, de acordo com os gêneros textuais cobrados e os critérios de correção estipulados por cada uma das bancas em questão.

Correção de Redação

A correção das redações produzidas pelos alunos do Colégio Marista Águas Claras é feita por uma equipe especializada, composta pela professora regente e por corretores de redação devidamente capacitados. Ao receber a redação corrigida, o estudante tem acesso à nota e a comentários específicos para que possa compreender suas falhas e, assim, evoluir no que diz respeito à estrutura textual, à organização das ideias, a aspectos gramaticais, entre outros critérios.

Monitoria de Redação (público-alvo: alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio)

Para auxiliar os estudantes na elaboração das redações, o Colégio Marista oferece, no turno contrário ao das aulas, monitorias semanais para cada segmento. Os atendimentos devem ser agendados previamente e são feitos de forma individualizada, por uma monitora de redação, a fim de sanar dúvidas relacionadas à produção de texto solicitada pela professora regente ou a propostas relacionadas a processos seletivos diversos, como ENEM e outros vestibulares.

Oficinas de Redação (público-alvo: alunos do Ensino Médio)

A cada segunda-feira, das 14h20 às 16h, acontecem as Oficinas de Redação, com participação obrigatória dos alunos da 3ª série do Ensino Médio, e facultativa para os alunos da 1ª e da 2ª série Em cada encontro, é proposto um tema para discussão, voltado ao Enem ou ao PAS/Vestibular UnB, a partir da qual o estudante produzirá a sua redação e a encaminhará para avaliação.

Nas Oficinas, busca-se ampliar o Repertório Sociocultural e o senso crítico dos estudantes, características essenciais para uma produção de texto satisfatória. Além disso, as discussões de temas de diferentes eixos temáticos objetivam também contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária, missão do Colégio Marista Águas Claras.

Duanny Woiciechowski Batista Gumesson