Estimadas Famílias,

Em primeiro lugar, desejo encontrar cada um de vocês com saúde. Compreendo que a pandemia tem exigido muito de todos nós: isolamento social, distância das pessoas que amamos e daquelas com as quais trabalhamos, enfim, uma dinâmica inusitada que pede um esforço adicional até então desconhecido por nossa geração. Entretanto, nós que acreditamos que esse esforço repercute no bem-estar de toda a sociedade, temos nos empenhado para passar por essa situação da forma mais adequada possível. Nenhum esforço é desperdiçado.

Já é sabido entre nós, famílias, educadores e educandos, que o Colégio Marista Águas Claras empreendeu inúmeras ações e dinâmicas para continuar sua missão de educar e evangelizar.  Em duas semanas, depois do anúncio do isolamento social, nossos educadores e toda a equipe técnica do Colégio transformaram a dinâmica das aulas presenciais em aulas remotas. Com o passar dos dias, todos fomos aprendendo com essa transformação. Por isso, outra convicção que fomos fortalecendo diz respeito a essa insubstituível parceria entre vocês, famílias, e a escola. Podemos afirmar, portanto, que o Marista Águas Claras não se reduz à sua estrutura física ou mesmo ao serviço de qualidade que presta. Nosso Colégio é lugar de vínculo e de relações que transformam. Há mais de 100 dias estamos alimentando o espírito de nossa comunidade educativa. Isso só é possível por nossa história e tradição.

Para dar continuidade ao trabalho desenvolvido e ampliar ainda mais a qualidade da relação do Colégio com as famílias, encaminho algumas orientações.

O nosso primeiro bimestre chegou ao fim. É preciso reconhecer que, embora com os desafios, este foi um tempo de muita aprendizagem. Os educadores e os educandos construíram essa nova relação mediada pelas tecnologias. Estamos felizes com os resultados alcançados, mesmo reconhecendo que a situação não é a ideal. Ajudamos todos a focar nos objetivos de aprendizagem propostos no intuito de avançar para a próxima etapa.

O novo bimestre já começou. Com todas as rotinas já vividas e consolidadas pelos educandos, peço especial atenção às famílias para que primem pela continuidade dessa dinâmica. Ela é fundamental para o alcance dos nossos objetivos de aprendizagem. Portanto, atenção à rotina do seu filho/a, à frequência e à participação dele/a nas aulas remotas, ao cuidado com as tarefas pós aulas. Outro ponto que quero destacar diz respeito à postura dos educandos/as no ambiente de salas virtuais. Ela deve ser de respeito e de cuidado. O silêncio do ambiente da casa no momento do estudo é um cuidado que podemos salientar.

Volta às aulas presenciais. Em geral, as famílias têm se mostrado inquietas para saber sobre o retorno dos educandos/as ao ambiente físico do Colégio. É muito importante entender que ainda não podemos anunciar um retorno efetivo das aulas. Os dados oficiais sobre o número de contaminados e mortos são alarmantes. Por isso, o Colégio Marista Águas Claras agirá com total prudência nesse tema. Nossa prioridade continua sendo o cuidado com a integridade física e com o bem-estar da nossa comunidade escolar.

Até agora, diversos protocolos já foram propostos para o retorno. Entretanto, entendo que nenhum deles se mostra eficaz para manter o vírus longe do ambiente escolar. Todo cuidado é pouco diante dessa realidade excepcional. Continuemos a focar no trabalho das aulas remotas. Elas possibilitarão atendermos às exigências legais para o ano letivo de 2020. Vamos aguardar o posicionamento dos órgãos oficiais para reabrir as escolas com toda cautela e precaução, no momento certo.

Continuidade das aulas em remoto. A equipe técnica continuará apresentando soluções para enriquecer o desenvolvimento pedagógico-acadêmico de nossos estudantes, sempre buscando otimizar o tempo das aulas e a qualidade destes momentos.

Na certeza de nossa parceria, reforço que eu e toda a equipe diretiva do Colégio Marista Águas Claras estamos à disposição para o diálogo franco e construtivo.

Que Maria, nossa Boa Mãe, seja a nossa companheira de caminho neste tempo desafiador.

Viviane Silva

Diretora