O professor Kacio Domingos, coordenador da área de Matemática do Colégio Marista Águas Claras, apresenta algumas dicas para que nossos estudantes tenham sucesso na prova do ENEM.

Top 10 dos assuntos que mais são cobrados na área de Matemática:

1º – Geometria Plana e espacial;

2º – Aritmética (matemática básica);

3º – Escala, razão e proporção;

4º – Gráficos e tabelas;

5º – Funções;

6º – Porcentagem;

7º – Estatística;

8º – Probabilidade;

9º – Análise combinatória;

10º – Funções do 1º e 2º grau.

1º – Geometria Plana e espacial: estude todas as fórmulas de perímetro, área e volume, de todos os tipos de polígonos, círculos/circunferências, poliedros e corpos redondos. Tente compreender como é calculado, entenda o conceito e não tente apenas decorar.

2º – Aritmética (matemática básica): comece revisando as quatro operações básicas, principalmente multiplicação e divisão de números decimais, estudo de radicais, potenciação e suas propriedades (em especial notação científica), domine as formas de escrever um número e como transformar de uma forma para outra: fracionária, decimal e percentual. Revise os conceitos de MMC, MDC e fatorações. Atenção também para o estudo de conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais.

3º – Escala, razão e proporção: entenda o que é uma razão e uma proporção! Treine bastante regra de três, a relação entre grandezas diretamente proporcionais e entre as grandezas inversamente proporcionais. Na parte de escala, procure resolver os problemas utilizando regra de três e o conceito de razão e proporção.

4º – Gráficos e tabelas: pesquise o máximo possível de tipos de gráficos que já caíram na prova e tente entendê-los. Saber interpretar gráficos é essencial, assim como as tabelas. Gráficos “exóticos” costumam aparecer na prova.

5º e 10º- Funções: dominar o conceito de função e suas propriedades é essencial. Entenda o que é o domínio de uma função, o contradomínio, as imagens, o que é a regra/lei da função e como definir cada um. Revisar intervalos e a construção de gráficos é importante também. Equações de 1º e 2º grau, assim como aplicadas a uma função, devem ser bem revistos e dominados, foram os assuntos da maioria das questões do último Enem.

6º Porcentagem: é importante dominar as transformações básicas (percentual para fracionário ou para decimal), assim como equações que envolvam porcentagens e regra de três. Procure resolver mais problemas que envolvam equações e porcentagens. A Matemática financeira também precisa ser revista, com o estudo de juros simples e composto.

7º Estatística: estude as medidas de tendência central (média simples e ponderada, mediana e moda), tipos de tabelas e gráficos. Pode estudar o top 4 e top 7 juntos, pois são assuntos da própria estatística.

8º e 9º – Probabilidade e análise combinatória: esses dois são os assuntos que os alunos costumam ter mais dificuldade, são geralmente questões de muita interpretação. Por mais que não tenham muitas questões desses assuntos, sempre estão presentes e podem ser um diferencial na hora da sua nota. Estude todo o conceito de probabilidade, as operações (quando temos que somar e quando temos que multiplicar), e em combinatória, saiba diferenciar o que é arranjo e o que é permutação, e quais os casos em que cada um se aplica.

Outras dicas de estudos e preparação:

• Use e abuse de mapas mentais! Ao fim de cada conceito revisado, faça um mapa mental para organizar aquele assunto na sua cabeça.
  • A cada assunto estudado, resolva questões de provas anteriores do Enem que cobrem este assunto. Isso te ajudará a ter experiência nos tipos de itens que costumam cair. Recado em especial para o 3º ano: façam os simulados ENEM semanais que estou preparando, que até o dia da prova, estarão muito experientes!
  • À medida que você for avançando nos estudos, comece a treinar o tempo que você precisa para resolver cada item. Você tem, em média, 3 minutos para resolver cada item!!! Quando for resolver as questões, coloque o cronômetro ao lado e tente diminuir cada vez mais o tempo de resolução. Boa prova!