Para que as crianças se desenvolvam plenamente, devem ter as suas necessidades básicas supridas, como alimentação, higiene e proteção física, mas também suas necessidades de conforto e segurança emocional atendidas. Em tempos de Corona Vírus, proteger as crianças é de suma importância. Nesse sentido, aulas são interrompidas, além de passeios em parques, shoppings ou outros lugares que favoreçam o contato com outras pessoas.

As crianças precisam entender o que está acontecendo com elas. Passar um tempo em família, brincar com os adultos, conversar e receber muito amor fortalece o vínculo em família, traz segurança e autoestima para a criança, e pode tranquilizá-la para que se sinta protegida. Explique a ela que é necessário ficar esse tempo sem se encontrar com professores e amigos da escola, e que no tempo certo, tudo voltará ao normal.

Importante criar uma rotina com atividades domésticas, ou mesmo de estudos, para que a criança consiga lidar com a situação. Lembre-se que a rotina dá segurança. O contato familiar repleto de afeto e estímulos positivos colabora para a construção de habilidades sociais, de linguagem e de identidade, imprescindíveis para o saudável desenvolvimento infantil.

Juliana Batista Tôrres é educadora há 25 anos, estudiosa da primeira infância, formada em Pedagogia, com especialização em Gestão de Pessoas. Juliana é a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Marista Águas Claras.

5 Comments
  1. Gustavo de Paula Bueno

    Que dia começará às aulas in-line

    • Marista Águas Claras

      Iniciamos nessa semana.

  2. Gustavo de Paula Bueno

    por onde vou assistir as aulas on-line

    • Marista Águas Claras

      Pelo Teams, conforme informativo encaminhado por e-mail.

  3. Laura B de Araujo

    Boa tarde Juliana. Sou avó do Mateus Noronha de Araújo.do 1º ano EF. Peço que envie-me as atividades de estudo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar