A educadora Viviane Aparecida da Silva assume a direção do Colégio Marista Águas Claras com a missão de levar adiante as ações para a formação integral dos estudantes, focada no olhar acadêmico, na inovação, na formação humana e nas relações interpessoais. Doutora e mestre em Educação, ela é especialista em gestão empresarial e inovação e em docência do ensino superior. Atua há 30 anos de na educação básica, dos quais 16 no Marista, em funções de gestão.

Ao lado da vice-diretora educacional, Raquel Freitas Sampaio, e do assessor administrativo, Fernando Tiago Kotz, a gestora estará à frente da unidade, e fortalecerá a parceria entre escola-família no compromisso pela educação dos alunos.

Nesta entrevista, a diretora fala sobre as novidades do colégio para 2020.

1. Fale um pouco sobre a sua trajetória profissional e a expectativa para o início do ano letivo.

Trabalho na educação há 30 anos, sendo 16 anos como gestora no Marista nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Fiz Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação, além de especialização em Gestão empresarial e inovação e em Docência do ensino superior.  Toda minha pesquisa acadêmica foi na busca por propostas curriculares de excelência na educação básica. Encontrei no Marista aspectos da educação que dialogam com meu projeto de vida: uma instituição que vê o indivíduo na sua integralidade, que articula fé, cultura e vida, com o rigor acadêmico, afetividade, respeito e acolhida a cada estudante.

Minha expectativa é que o Colégio Marista Águas Claras seja referência em excelência acadêmica e formação humana neste espaço.  Para tanto, nossos professores receberão todo cuidado e formação necessários, e nossos estudantes nos ajudarão a construir a escola que queremos. A escola é feita com eles, e não para eles. Esse entendimento muda completamente a forma de organizar a escola.

2. Quais os preparativos para o começo das aulas do Colégio Marista Águas Claras?

Começamos com a estrutura física, que ganhou novas cores, mais iluminação e espaços muito atrativos para a aprendizagem: laboratório de matemática, ciências e artes, mobiliários novos, infraestrutura de tecnologia educacional, para citar alguns exemplos. Todos os nossos professores e estudantes terão acesso ao pacote Microsoft, fizemos aquisição de novos aparelhos multimídia, para aprender por meio de metodologias ativas e também adquirimos acervo de livros, materiais esportivos e jogos pedagógicos.

Em breve iniciaremos as escolinhas de esporte e cultura, e desde o início já teremos o Integral, com uma proposta pedagógica diferenciada. O Projeto Bilíngue também será um diferencial, desde o Maternal. Para os estudantes dos anos finais do Fundamental e Ensino Médio, teremos o Projeto EmTi – Interioridade, que visa ao autoconhecimento e à educação emocional. O ensino médio terá enfoque na aprovação no Enem e no PAS, com simulados frequentes, intenso ensino para redação e orientação para estudos.

Sobre o corpo docente, buscamos compor uma equipe de professores qualificada, de alta performance técnica, mas também com habilidades relacionais e experiência na docência.

3. O que há de novo em relação a serviços e às áreas pedagógicas e de pastoral?

A Pastoral perpassa todo currículo da escola, unindo aspectos de fé, cultura e vida. Para isso, faremos alguns projetos institucionais como a Semana Marista, a Semana Champagnat, o Mariama, entre outros. Toda comunidade educativa será envolvida nos projetos, com intuito de aliar formação técnica com a espiritualidade. Na área pedagógica, o uso de metodologias ativas, o Projeto Bilíngue, os laboratórios são alguns projetos, entre outros, que acontecerão para fortalecer a proficiência.

4. O que os estudantes podem esperar da equipe de professores?

São professores com experiência, boa formação, com perfil pesquisador e com vontade de iniciar o Marista Águas Claras conosco. Nosso objetivo é formar uma comunidade educativa comprometida, com rigor acadêmico e carisma Marista.

5. Destaque os principais projetos previstos para 2020.

Bilíngue, Integral, escolinhas no contraturno, projetos da pastoral, laboratório de matemática, EmTi – Interioridades, entre outros.

6. E as atividades extracurriculares? Já estão definidas? Quais são? Como se inscrever?

Será lançada uma pesquisa de interesse na primeira semana de aula. A divulgação das escolinhas será em seguida.

7. Deixe uma mensagem para estudantes, pais e responsáveis que chegam agora à família marista.

Agradecemos à comunidade de pais pela confiança depositada à nossa equipe. Nosso compromisso é criar em Águas Claras uma escola de excelência acadêmica, do jeito Marista. Para tanto, a parceria da família com a escola é imprescindível. Contem conosco. Também contaremos com vocês.

2 Comments
  1. Mariana Canavezes

    Sugiro projeto lego education para educação infantil, balé e musicalização.
    Pessoalmente também posso sugerir melhorias.
    Obrigada pela atenção
    Mariana

    • Marista Águas Claras

      Boas ideias! Vamos implantar projetos como estes que sugeriu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar