Criado em agosto de 1986 pelo Irmão Provincial e seu Conselho, o Centro de Estudos Maristas/CEM é um centro de documentação que tem como missão recolher, organizar, preservar, conhecer, divulgar e dar acesso ao patrimônio documental Marista e subsidiar a formação de crianças, jovens e educadores Maristas, Irmãos, colaboradoras e colaboradores, comprometidos na construção de uma sociedade sustentável, justa e solidária.
Os acervos bibliográficos, arquivísticos e museológicos estão organizados nos espaços da Biblioteca Ir. Ângelo Camata, especializada em livros, teses e periódicos Maristas, na Biblioteca Provincial São José, com títulos e periódicos de assuntos gerais, bem como no Arquivo Histórico e Institucional, e no Museu Marista.
O Arquivo Histórico está organizado em fundos e coleções. Os fundos estão divididos em coleção particular e coleção institucional, respectivamente, com acervos dos Irmãos Maristas e das unidades sociais e educacionais. Já as coleções estão definidas em textuais, iconográficas, cartográfica, filatélica, numismática, medalhística, condecorações e devocionais, e em registro de imagem, som e eletrônicos.
O Museu Marista aborda a história da congregação que se inicia com Marcelino Champagnat há quase duzentos anos. O acervo retrata acontecimentos, lugares e épocas. Como parte de projeto educativo amplo e, assim concebido, se volta aos jovens, explorando a história numa perspectiva de futuro. Como espaço do conhecimento e da memória, a perspectiva de futuro trazida pelo Museu Marista é a de sensibilizar crianças, adolescentes e jovens quanto à sua formação e participação na sociedade.
Para comemorar os 30 anos de existência estão previstas atividades, que ocorrerão ao longo do ano, para marcar a trajetória de sucesso do CEM e de seu reconhecimento como centro de referência para a pesquisa e o estudo da vida e da obra Marista no Brasil, de Marcelino Champagnat e do Instituto Marista.