A palavra vocação vem do latim vocare, que significa chamado. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra, a fazer algo. E quem chama sempre deseja resposta. Deus age da mesma maneira conosco, porque há muitas coisas que deseja fazer no mundo, por meio de nós e não quer agir sozinho.
A vocação pode ser expressa nas seguintes dimensões:
Humana: é aquela que recebemos gratuitamente de Deus. A primeira vocação do ser humano é o chamado à existência, ao desenvolvimento da dignidade humana. Devemos fortalecer nossas potencialidades em favor do semelhante, de uma sociedade mais justa e fraterna.
Cristã: compreende todos os batizados. Trata-se do chamamento para seguir Jesus Cristo, com a experiência, vivência, testemunho e valores do Evangelho.
Específica: chamado de Deus para ser discípulo missionário. Manifesta-se de maneira pessoal e comunitária, e exige resposta generosa, alegre e corajosa em uma vocação específica. Pode ser classificada em:
- Laical: vocação dos leigos e leigas que têm o objetivo de santificar o mundo e as estruturas sociais. É subdividida em matrimônio, leigo consagrado, solteiro.
- Religiosa: é formada por homens e mulheres que se consagram com os votos de castidade, pobreza e obediência e procuram viver o carisma de um fundador. É o caso dos Irmãos Maristas, que se inspiram em São Marcelino Champagnat para tornar Jesus Cristo conhecido, amado e seguido.
- Ministério ordenado: voltado aos fiéis que recebem o sacramento da ordem. Ele se subdivide em diaconato, presbiterado e episcopado.