Jovem aprendiz

O Centro Marista Jovem Montagne, núcleos Campos dos Goytacazes e Macaé, no Rio de Janeiro, iniciou as atividades em fevereiro de 2015, com o objetivo de planejar, monitorar e executar a quarta edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA) na Bacia de Campos. O Programa, resultado da parceria entre a União Brasileira de Educação e Ensino/UBEE e a Petrobras, atende a Lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000.

A unidade Marista desenvolve o programa com foco em aprendizes de 16 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da qualificação profissional, contribuindo, assim, para a inserção no mercado de trabalho.  Oferece o acompanhamento psicossocial e pedagógico e qualificação profissional, a partir da formação básica e de aprendizagens cotidianas do trabalho industrial.

A primeira etapa, com o Marista, compreende estudos da Língua Portuguesa, Matemática, noções sobre o mercado de trabalho, emprego e renda, formação humana e cidadania. São 12 turmas por centro, com atendimento nos turnos matutino e vespertino (08h às 12h e de 13h às 17h). Após esse período, os aprendizes iniciam o curso de qualificação profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e, na sequência, se inserem no período de estágio com acompanhamento.

São ofertados 10 diferentes cursos, que atendem à necessidade local da região, conhecida pelas grandes indústrias que operam com petróleo. Hoje, os aprendizes estão contratados para qualificação profissional nas áreas de auxiliar de logística, caldeireiro, eletricista de manutenção industrial, encanador industrial, instrumentista, mecânico de manutenção, mecânico de usinagem, soldador de tubulação, operador de processos industriais e torneiro mecânico.