CRC Recife

O Centro Marista Circuito Jovem/CMCJ é uma unidade social da Província Marista Brasil Centro Norte/PMBCN, localizada na cidade de Recife/PE, que atua como integrador socioambiental e socioassistencial. Desde 2009, trabalha na garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens, em situação de risco e vulnerabilidade social, por meio da inclusão digital,  com a oferta de oficinas e cursos realizados, com destaque para a parceria firmada com o então Ministério das Comunicações (MiniCom), com a instalação do Centro de Recondicionamento de Computadores – CRC na unidade.

O CRC Recife dedica-se no gerenciamento e gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Os cursistas atendidos residem em cinco cidades da região metropolitana da capital pernambucana – Recife, Olinda, São Lourenço da Mata, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe. Hoje, existem cinco diferentes cursos ofertados pela unidade na área de recondicionamento de computadores:

  • Oficina de Meta-Arte: Nessa ação, os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos classificados como “sucata” passam por um processo de meta-arte e, com muita criatividade, viram obras de arte. O espaço é propício à experimentação artística e ao desenvolvimento do senso criativo das pessoas.
  • Robótica Livre: nessa atividade, o itinerário formativo nasce com a finalidade de estimular habilidades em áreas como programação, lógica, artes, literatura e outras.
  • Qualificação Profissional: formação nas áreas de Suporte Avançado em Recondicionamento de Computadores, Robótica Pedagógica Livre, Programação de Computadores, Novas Tecnologias e Meio Ambiente.
  • Núcleo de Recondicionamento de Computadores: integrado com o projeto Computadores para Inclusão, o CRC Recife recebe computadores de órgãos públicos e entidade privadas, reaproveita peças classificadas como obsoletas e recondiciona as máquinas para encaminhá-las a Telecentros comunitários no Norte/Nordeste, de forma a criar uma rede de inclusão sociodigital.
  • Educação Ambiental: Divulgação de agenda socioambiental com o incentivo ao manejo e ao recondicionamento de resíduos eletrônicos. A mensagem é difundida por meio de workshops, palestras e vivências práticas.

O trabalho desenvolvido pelo Centro Marista Circuito Jovem – CMCJ é desenvolvido em interface com a rede socioassistencial existente no território, de modo a garantir a intersetorialidade das políticas públicas e a articulação com as entidades parceiras e organizações não governamentais. Atua, ainda, de forma efetiva nos espaços de políticas públicas, com a participação nos conselhos de direitos e de políticas públicas, como mecanismo estratégico de defesa dos direitos dos adolescentes e jovens atendidos.