Educom
É o meio utilizado pela área social da Província Marista Brasil Centro-Norte para fomentar o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, valorizando ideias e aplicando-as no universo da Educomunicação. Trata-se da junção da educação com a comunicação colaborativa e interdisciplinar, numa metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos de forma criativa, utilizando-se das diversas mídias de comunicação no processo de ensino e aprendizagem e na construção do conhecimento. Esse processo interativo e criativo entre os sujeitos, tecnologia e construção do conhecimento, gera a transformação de grupos humanos.

O objetivo da Educomunicação é formar cidadãos críticos e conscientes, a partir do uso da comunicação. Com atividades teóricas e práticas, busca a liberdade de expressão e o amadurecimento da consciência analítica. Estimula o pensar e, com isso, analisa os fatos que acontecem a nossa volta. A junção entre educação e comunicação consiste em inserir nas escolas as ferramentas tradicionalmente utilizadas no âmbito jornalístico (TV, rádio, jornal impresso e digital, fotografia, dentre outros), na perspectiva da garantia dos direitos humanos.

A metodologia das oficinas de Educomunicação, desenvolvidas nos grupos escolares, comunitários e pastorais, proporciona o conhecimento acerca das principais características dos veículos de comunicação. Cria ambiente favorável à reflexão, com a utilização de linguagens lúdicas para construir saberes, procedimentos, valores e atitudes que favoreçam a autonomia.