CADE-Vitória

O CADÊ? Brasil – Crianças e Adolescentes em dados e Estatísticas é uma publicação anual elaborada pelo Instituto Marista de Assistência Social (IMAS) em parceria com o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O relatório de monitoramento consiste na compilação de dados em indicadores que remetem a situação dos direitos da população de 0 a 18 anos. Serve, ainda, como ferramenta para subsidiar a incidência política e controle social em relação as políticas públicas que garantam os direitos da criança e do adolescente. O documento traz 56 indicadores sociais distribuídos em oito dimensões baseadas na Convenção dos Direitos da Organização das Nações Unidas (ONU): Demografia, Cidadania, Saúde, Educação, Habitação, Economia, Justiça, Participação e Legislação.

A iniciativa é parte do Sistema de Monitoramento dos Direitos de Crianças e Adolescentes, implementado, desde 2009, no âmbito do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – FNDCA, por meio do comitê gestor composto pela Plan Internacional, Rede Marista de Solidariedade, Visão Mundial e União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE (mantenedora da PMBCN).

Os dados consolidados na publicação são retirados de fontes oficiais, sendo elas, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Saúde (MS), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A PMBCN, por meio do IMAS, produziu quatro edições do CADÊ? Brasil, nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2015, registrando uma série histórica da situação da criança e do adolescente no País.

Acesse abaixo os relatórios:

CADÊ? Brasil 2015

Imagem4 

CADÊ? Brasil 2012

Imagem3

CADÊ? Brasil 2011

Imagem2

CADÊ? Brasil 2010

Imagem1