Fundado em 1902, o Colégio Marista São José – Tijuca surge a partir da chegada dos Irmãos Maristas ao Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro do Rio Comprido. Desde este período, destaca-se a formação integral e em valores, na virtude de educar cada estudante por inteiro, em todas as dimensões do ser humano, valorizando talentos e elevando potenciais, para que o estudante construa o seu Projeto de Vida e seja protagonista do seu próprio aprendizado.

Nos últimos anos, a Unidade tem atuado com o foco no desenvolvimento de currículo inovador, permeado por valores como espírito de família, solidariedade e simplicidade. Nesse sentido, são desenvolvidos projetos pastorais, o Programa Bilíngue by Cambridge, o High School Marista, Intercâmbios Internacionais, entre outros, com a solidez da excelência acadêmica, esportiva e cultural do colégio.

Na perspectiva da proposta educativa Marista, o Colégio conta com educadores qualificados, em ambiente seguro e favorável às aprendizagens, com destaque à estrutura e instalações. São laboratórios equipados, salas especiais, parque aquático, ginásio, campo gramado, Centro Cultural, bibliotecas, salas de dança, música, espaços multimidiáticos, com oferta de atividades extracurriculares para vivências e interações significativas, e oportunidade de Tempo Integral oferecido do Maternal I ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Nos últimos anos, os estudantes do Marista São José Tijuca vêm conquistando excelentes resultados dentre os colégios do mesmo porte do Rio de Janeiro. Além disso, os educadores conquistaram excelência no uso de Tecnologias Educacionais, com certificação MIE – Microsoft Innovative Educator Expert, e excelência nas aulas remotas on-line e presenciais.

O Colégio atende, atualmente, mais de 1260 estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A equipe diretiva do Marista São José – Tijuca é formada pelo Ir. Wagner Cruz, Diretor-Geral, e por Matheus Aníbal, Vice-Diretor Administrativo.