O Colégio Marista São José – Barra desenvolve uma educação humanista cristã, com identidade confessional e tradição marista. A proposta é com foco na formação integral do estudante, com excelência acadêmica e potencializando as habilidades e o protagonismo dos estudantes. 

Em 1902, o Seminário Diocesano São José, no bairro do Rio Comprido, passou a ser administrado pelos Maristas, dando início a atuação do Instituto Marista no Rio de Janeiro.   

Em 1928, surgia na Tijuca o Colégio Externato São José na Rua Barão de Mesquita. Já em 1932, foi concluída a construção de outro prédio do Colégio São José, também na Tijuca, na Rua Conde de Bonfim, para receber os estudantes internosEm 1999, os prédios dos Colégios da Barão de Mesquita e da Conde de Bonfim foram tombados pelo Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro.  

Em 15 de março de 2008, foi colocada a pedra fundamental no terreno escolhido para a construção do Colégio Marista São José – Barra, marcando o início da obra. A definição da localização visa ser sinal do carisma na Zona Oeste, respondendo as novas urbanidades da cidade. A nova unidade foi inaugurada em 31 de julho de 2010, ampliando a missão marista no Rio de Janeiro. 

Nestes anos de atuação, o Colégio Marista São José – Barra consolidou-se no mercado com excelência acadêmica e uma infraestrutura ampla e de qualidade, promovendo uma formação com valores, inovação e responsabilidade social. O colégio também investe na formação continuada dos seus educadores e nas tecnologias educacionais que possibilitam atender os novos tempos.  

Hoje, as duas unidades educativas no Rio de Janeiro (Barra e Tijuca) são escolas humanizadoras, dotadas de um projeto educativo contemporâneoatentas aos movimentos do novo mundo que se anuncia, promovendo uma educação integral e contextualizada. 

No próximo ano, 2022, completaremos 120 anos de presença Marista no Rio de Janeiro, sob a proteção de São José, padroeiro das obras maristas no Rio de Janeiro e patrono de todo o Instituto e São Marcelino Champagnat, fundador do Instituto Marista. Nossas comunidades educativas celebram este importante marco, pois são 120 anos fazendo a diferença na educação do Rio de Janeiro, sendo farol de esperança em nossa realidade e somando com a missão marista presente nos cinco continentes.