Uma Escola Marista

Irmão Marista em Salvador:

Ir. Lúcio Gomes Dantas

Os princípios Maristas são baseados na filosofia de seu fundador, São Marcelino Champagnat, que já no século XVIII propunha um modelo de educação que hoje é defendido pelos principais teóricos da pedagogia moderna, no qual estão incluídas a valorização do aluno, a importância da arte para o desenvolvimento da auto-estima e da criatividade, a prática de esportes como elemento socializador e a necessidade de formar cidadãos éticos e solidários.

Champagnat defendeu ainda uma educação evangélico-libertadora, fundamentada em valores cristãos, sensível às questões sociais e ao espírito de família. São esses princípios que, vistos sob uma ótica atualizada, norteiam os educadores Maristas a responderem aos desafios do nosso tempo.

Os Irmãos Maristas são o apoio e guia de todo o processo educativo, garantindo que os ideais de Champagnat se concretizem no cotidiano da escola e unindo esforços com os educadores leigos para que o objetivo maior da obra Marista seja alcançado: formar bons cristãos e cidadãos capazes de compreender e transformar a realidade.