NOSSOS PROJETOS
SEGMENTOS

educacao-infantilA educação infantil Marista valoriza o brincar, como linguagem privilegiada de comunicação com a infância. Isso nos inspirou a uma proposta educativa que atende a essa faixa etária curiosa e pronta para o movimento alegre e desafiador das brincadeiras. Em nossos colégios, a criança é cuidada e estimulada para o desenvolvimento integral, nas dimensões emocional, social, corporal, intelectual e espiritual. Isso ocorre atendendo à maneira do estudante interagir com as pessoas e com a realidade, por meio da descoberta e pela prazerosa construção de conhecimento. A matemática, a exploração da natureza e do entorno social, a leitura e a escrita, são percursos que a criança vivencia na educação infantil.

O ensino fundamental marista é orientado por valores humanos e espirituais, sensibilidade frente ao próximo, acolhida da diferença e amor ao meio ambiente. A proposta educativa Marista promove a vivência concreta, a experimentação e a criatividade da criança, rumo ao despertar científico e acadêmico. O estudante tem a possibilidade de exercer, por meio de projetos integrados das várias áreas do conhecimento, a curiosidade e despertar os próprios saberes. O jeito marista de educar fundamenta-se na formação integral do estudante, que respeita, incentiva e desafia a criança como protagonista do processo de aprendizagem, para a progressiva autonomia intelectual e moral.

Nos anos finais do ensino fundamental os estudantes são apoiados para a busca do conhecimento e desenvolvimento das competências e habilidades nos campos acadêmico, político, ético, estético e tecnológico. A educação marista engaja a inteligência do estudante em operações e leituras de mundo, marcadas por raciocínios mais complexos e conceituais. Eles também são estimulados com criatividade, criticidade, capacidade propositiva e posicionamento pessoal em favor da transformação da sociedade. O Marista favorece a participação e o protagonismo, ao permitir que assumam responsabilidades pessoais e coletivas. Educa para a cidadania e prepara gerações com maior consciência política e positiva intervenção social e ambiental.

O ensino médio é etapa concluinte da formação integral do estudante da educação básica para intervenção cidadã e crítica no mundo contemporâneo. No 1º e 2º ano, são trabalhadas habilidades cognitivas que possibilitam compreender as sociedades, as ciências e as relações existentes com maior profundidade. No 3º ano, além da matriz curricular base, o estudante marista intensifica a rotina de estudos com simulados e aulões interdisciplinares, em preparação para o Enem e vestibulares. Na família marista, os adolescentes convivem no espaço educativo com estímulos e orientações ao respeito às diferenças. Temos compromisso ético e espiritual de favorecer a consciência de atuação cidadã a serviço do mundo.

A Educação Integral compreende o desenvolvimento de todas as dimensões e aspectos do ser, com a ressignificação da escola em função de jornadas integrais, nas quais o estudante permanece no Marista nos períodos matutino e vespertino. Com programa curricular para as educação infantil e ensino fundamental I, o estudante participa de atividades em período integral, com mais tempo dedicado às atividades de sala de aula. A ampliação do tempo favorece vivências e oportunidades, que incluem lazer, artes, esportes, oficinas voltadas às aptidões pessoais, gestão de projetos pessoais e grupais, reforço das competências, habilidades e conteúdos para a excelência acadêmica.

UNIDADES
inscreva-se