email_marketing_Bicentenário

Hoje, dia 02 de janeiro de 2017, o Instituto Marista celebra 200 anos de fundação. Foi nesta data, que a primeira comunidade de Irmão, uma casa simples em La Valla, na França, abriu as portas e teve início o sonho de São Marcelino Champagnat de tornar Jesus Cristo conhecido e amado entre crianças, adolescentes e jovens, do jeito de Maria. Nesta segunda-feira (02/01), Irmãos e leigos começam a chegar em Mendes (RJ), onde comemorarão a data com celebração eucarística, além de se prepararem para o Retiro Provincial deste ano, que se realiza, até 08 de janeiro, com o tema “Vamos com Maria, rumo a um novo começo, com coração de tenda”.

Neste dia, Irmão, leigos e colaboradores de todas as unidades da Província Marista Brasil Centro-Norte são convidados a vivenciarem o bicentenário, assim como o dom da fraternidade, do diálogo e das vocações em favor da missão Marista. O superior geral do Instituto Marista, Ir. Emili Turú, divulgou vídeo, em alusão aos 200 anos, focada em três palavras: gratidão, perdão e compromisso, atitudes sugeridas como forma de se alcançar à conversão pessoal e institucional neste novo começo. Clique aqui e assista ao vídeo.

As celebrações dos 200 anos continuam durante o ano de 2017. O Grupo de Trabalho do Bicentenário está à frente do plano de ação que, dentre as iniciativas, prevê momentos formativos, envio mensal de informativo com tema de reflexão e, ainda, dias de oração. Acesse o site champagnat.org e conheça outras ações no tema, que inclui a oração para o dia 02 de janeiro

A trajetória do bicentenário

Os 200 anos no Instituto Marista começou em 2014, sob o tema Maristas 2017 – um novo começo. Cada ano foi dedicado a um aspecto que recorda a vida e a missão Maristas: o Ano Montagne (outubro/2014 a julho/2015) sensibilizou para atuação com crianças, adolescentes e jovens empobrecidos; o Ano Fourvière (julho/2015 – julho2016) relembrou a promessa feita por Champagnat e colegas sacerdotes para a Sociedade de Maria, compromisso de atuação tendo a mãe de Jesus Cristo como referência e que remete à relação entre religiosos e leigos a favor da Igreja, e o Ano La Valla (agosto/2016 a agosto/2017) resgata a dimensão mística do Instituto.

O Instituto Marista, em Roma, lançou a campanha #MillionMarists. O convite é para divulgar a hashtag nas redes sociais, com a intenção de obter um milhão de mensagens, mostrando, assim, como cresceu o sonho de Marcelino Champagnat desde as humildes origens da casa de La Valla até os dias de hoje e formando uma grande família internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Limpar formulárioEnviar