Novos campos

A formação continuada é uma dimensão estratégica na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem implementados pela Província Marista Brasil Centro-Norte/PMBCN. Focados na autonomia e na centralidade da atuação docente, entendido como sujeito da educação Marista, a instituição garante a partilha e a troca de experiência entre os educadores, incluindo o contato entre as unidades em diferentes estados. O projeto configura-se, também, em elementos metodológicos essenciais à formação docente, ao priorizar o estudo, a pesquisa, a reflexão e o constante contato com as novas concepções educacionais.

  • Formação Docente em Matemática

Curso de formação para professores que ministram à disciplina do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Com carga horária de 60 horas, o curso é desenvolvido por meio do ambiente de aprendizagem virtual do Núcleo Marista de Educação a Distância – NEaD. As atividades são realizadas, também, por videoconferência para os encontros coletivos, além de interações nos fóruns e discussões na plataforma on-line.

  • Inclusão de Estudantes com necessidades educacionais específicas na Educação Básica

Promove a formação continuada das equipes técnicas e pedagógicas a respeito da educação inclusiva. O curso on-line é para os gestores, equipes técnicas e professores. São seis módulos, com conteúdos desenvolvidos para trabalhar as potencialidades e atender, de maneira integral, as especificidades dos estudantes com dificuldades de aprendizagens.

  • Redação do ENEM: revisitando os critérios de correção

O Exame Nacional do Ensino Médio/Enem é a principal forma de acesso ao Ensino Superior. É baseado em competências e habilidades que perpassam as áreas do conhecimento e se estende à redação, uma das partes fundamentais da avaliação nacional, desenvolvida a partir de cinco competências, para verificar como o estudante se comunica por meio da língua escrita. Para auxiliar e qualificar a forma de os professores ministrarem as aulas de Produção de Texto e Língua Portuguesa, com foco na redação do Enem, professores são convidados a participarem do curso, na modalidade a distância, que propicia o conhecimento mais aprofundado dos critérios de correção da redação do Enem, além de refletirem a práxis educacional.

  • Videoconferências Formativas

Outra linha de ação do projeto educativo Marista é a utilização do recurso da videoconferência para a realização de aulas interdisciplinares e de formação continuada, conectando, ao mesmo tempo, estudantes, professores e gestores de 14 estados e do Distrito Federal. Nas últimas quartas-feiras dos meses, são desenvolvidas formações para todas as unidades com temas atuais e relevantes à qualificação dos educadores Maristas, dentre eles, currículo, avaliação em larga escala, inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, tecnologias educacionais e campanha da fraternidade. Os momentos de formação continuada, entre outros temas, priorizam as discussões sobre as Matrizes Curriculares do Brasil Marista, que expressam o jeito marista de educar, promovendo a excelência acadêmica focada em valores humanos e na educação integral.