CAPA
As provas do simulado são aplicadas no Ensino Médio. O objetivo do projeto é preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio/Enem, avaliar o desempenho das turmas, fomentar a integração entre as áreas do conhecimento e estimular o raciocínio lógico. Além disso, aprimorar a reflexão, as habilidades e competências dos conteúdos aprendidos.

Os itens das provas são construídos e validados por equipe de professores Maristas, com atuação em áreas diversificadas do conhecimento.  O material contém itens exclusivos e inéditos embasados no exame nacional e criados, especialmente, para as unidades educacionais da rede. As provas seguem as mesmas regras do exame nacional e são aplicadas por etapas. São dois dias de avaliações, realizadas aos sábados e domingos.

O Enem é utilizado para avaliar o rendimento escolar dos estudantes do Ensino Médio e, ainda, possibilitar o ingresso de estudantes no Ensino Superior, a partir de programas educacionais, bem como o acesso a outros programas governamentais. As provas do Enem, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP/Ministério da Educação – MEC, têm cinco notas, uma para área do conhecimento mais a média da redação. A mesma regra vale para o Simulado Provincial Marista Enem. Aos alunos do 3º ano do Ensino Médio é oferecido, também, o Curso de Produção de Texto, na modalidade EaD, para ampliar as competências comunicativas e melhorar o desempenho nas avaliações internas e externas, a exemplo do Enem e Vestibulares.