Semana Pedagógica

Educadores da Vila Marista discutem ações para 2013

Ao longo da semana os professores da Vila Marista preparam o planejamento para o próximo ano e acompanham palestras sobre temas diversos que serão levados para a sala de aula. Na segunda-feira, 10, eles conheceram o trabalho do Instituto Alana, uma organização sem fins lucrativos que tem como foco “honrar a criança” por meio de ações de conscientização entre governo, pais e educadores.

A Psicóloga Lais Fontenelle, consultora do Alana, conversou com os educadores sobre o Consumismo na Infância e o desafio da educação para a sustentabilidade. O Instituto tem sede em São Paulo, foi criado há 14 anos e há 6 anos luta pelo combate ao  uso da imagem da criança como mecanismo de publicidade e incentivo ao consumismo. “Hoje a publicidade convida as crianças a entrar no mundo adulto do consumo antes de estarem aptas ao exercício pleno de sua cidadania, são vistas como agentes porque podem consumir”, comentou Fontenelle. A consultora apresentou dados que indicam que 80% das compras da casa tem participação decisiva das crianças.

Lais Fontenelle, consultora do Instituto Alana

Lais Fontenelle, consultora do Instituto Alana

A atuação do Instituto vai desde a implantação de projetos educativos transformadores à regulação da publicidade dirigida à criança, com políticas públicas protetivas. Em 28 países há legislações específicas de restrições quanto à publicidade infantil. “Para falar com as crianças primeiro é preciso repensar nossas práticas”, destacou a psicóloga ao comentar que o melhor exemplo vem de casa.

A Semana Pedagógica segue até sexta-feira. Na terça os educadores farão uma visita ao Museu de Artes e Oficio, na quarta-feira palestra “Infância e a neurociência: uma contribuição para escola” com a  Professora Janaína Candelori de Penna, educadora da Vila Marista pós-graduada em Neurociência, na quinta-feira palestra  “Centralidade de Cristo no carisma Marista com o Ir. Natalino, e na último dia entrega de planejamentos.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.