Notícias das PJMs

 

 

 

 

“Bom dia!

Estamos quase terminando o Encontro Internacional de Jovens Maristas e voltando para Madrid, onde hoje, à partir das 19h – horário de Madrid, 14h Porto Alegre – vamos participar do Festival Marista Internacional. Vocês podem assistir ao vivo pelo link: http://www.maristas.es/jovenes/spip/

Ontem (domingo) foi um dia de bastante reflexão sobre o Instituto Marista, o XXI Capítulo Geral, como os jovens pensam o carisma e a espiritualidade da Congregação e o que sonhamos para o futuro. Foi escrito um manifesto, a partir das ideias sugeridas em cada grupo de partilha.

Depois os irmãos da Casa Geral de Roma ouviram o que os jovens pensam do Instituto e como poderiam melhorar sua ação. Vários aspectos foram discutidos como: a presença dos Irmãos entre os jovens, como fazer despertar mais vocações de Irmãos, a importância da Congregação abrir espaço para os jovens serem realmente protagonistas, entre outras. O manifesto, depois que for corrigido, será traduzido para as línguas do Instituto (francês, espanhol, inglês e português).

Na noite, tivemos mais uma celebração bem significativa, desta vez tendo como temática o Belivin (creendo), assim como nos dias anteriores as temáticas foram o Be (ser), o Live (viver) e o in (o que está dentro de mim). Nesses momentos de oração podemos perceber muito forte o clima de comunidade que criamos. Em alguns momentos todos rezam na mesma língua, em outros cada um no idioma de seu país, mostrando a internacionalidade de nosso Instituto.

Hoje pela manhã, fizemos um momento de oração mariana, já que é o dia da Assunção de Nossa Senhora e comemoramos o Dia do Marista. Logo depois, o Ir. Emili Turú e Ir. João do Prado fizeram os agradecimentos a todos que nos acolheram aqui na Espanha e que prepararam este encontro. Anunciou também que como o Vaticano divulgou na sexta-feira que a próxima JMJ será no Rio de Janeiro o Encontro Internacional de Jovens Maristas também irá acontecer lá. É uma grande alegria para todo Brasil Marista poder receber jovens de todos os lugares para esses grandes eventos.

O que levamos de principal desse Encontro é a certeza de que a família Marista no mundo é muito grande e pode fazer a diferença na construção de um mundo melhor. O que levamos no coração, na mente, em imagens e vídeos é a riqueza da diversidade de vivências que partilhamos aqui. Atualizando…